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Nova associação de farmácias prevê R$ 6 bi em compras

Nova associação de farmácias prevê R$ 6 bi em compras

Uma nova associação de farmácias inicia operações no Brasil sustentada por números superlativos e metas ambiciosas. Com objetivo de movimentar R$ 6 bilhões em compras por ano e sede própria em São Paulo (SP), a Fecofar nasce como resultado da união de sete redes que atuam no modelo associativista ou por meio de franquias.


O grupo totaliza faturamento de R$ 5,6 bilhões, resultado que o aproxima da receita anual das Farmácias São João, quarta maior rede no ranking do grande varejo farmacêutico nacional.


A lista de empresas fundadoras reúne as bandeiras catarinenses MasterFarma e Farmácias São Rafael, o Grupo AMR (MG), a Drogarias Max (RJ), a Farmais (SP), a Rede Multidrogas (SP) e o Grupo Redemed (PE). Ao todo elas administram 3,2 mil lojas, distribuídas por 23 estados e pelo Distrito Federal, e investiram R$ 2 milhões na constituição da entidade.


E como parte do processo de afirmação junto à indústria farmacêutica e a distribuidoras de medicamentos, a Fecofar inaugura em fevereiro um escritório de 534 metros quadrados no bairro paulistano da Vila Olímpia, no entorno de alguns dos principais laboratórios presentes no país. O bairro também foi escolhido para ser palco do evento de lançamento, que atraiu 220 convidados para a Casa Bisutti na noite desta terça-feira, dia 28.


Um dos sócios da MasterFarma, Marcelo Grasso é o presidente da entidade. Ele foi um dos fundadores, no ano 2000, da Febrafar. “Desde que implementamos o Projeto Crescer para acelerar nossa expansão nacional, há dois anos, entendi que seria essencial aglutinar redes de farmácias com os mesmos propósitos e ganho de escala. E o foco seria fortalecer empresas que não pertenciam a nenhum grupo”, ressalta.


Nova associação de farmácias começou planejamento em 2022


As conversações para a formação da nova associação de farmácias tiveram início no fim de 2022. “Logo nas primeiras reuniões, percebemos que as potenciais redes associadas convivem com uma dor comum. As interações e negócios com a indústria estavam limitadas a gerências regionais, sem que a alta cúpula conhecesse nossos planejamentos estratégicos. Sequer participamos das convenções desses fabricantes”, analisa.


E a meta de novos negócios é ousada. “Uma farmácia independente compra cerca de R$ 120 mil por mês em mercadoria. Na MasterFarma, que hoje se aproxima de 1 mil PDVs, compramos R$ 100 milhões. Com a Fecofar vamos para R$ 500 milhões mensais”, aposta.


Fecofar investirá em plataforma digital
A digitalização será o carro-chefe dos investimentos da Fecofar. O site de cada rede contará com uma plataforma de compras unificada. “As farmácias poderão vender uma espécie de prateleira infinita, ampliando a oferta para além do catálogo de lojas físicas”, acrescenta Grasso, que prevê a implementação dessa ferramenta até o fim de fevereiro.


O e-commerce integrado pavimentará as negociações coletivas da associação de farmácias, que visam a intensificar as vendas de categorias como as de dermocosméticos e marcas próprias. Também está previsto um cronograma de convenções, feiras de negócios e treinamentos.


Quem integra a diretoria da Fecofar?


Conselho diretivo
Presidente: Marcelo Grasso (MasterFarma-SC)
Vice-presidente: Ricardo Uemura Kunimi (Farmais-SP)
Diretor financeiro: Emerson Luiz Angonese (Farmácias São Rafael-SC)
Diretor comercial: Jefferson Ferreira dos Reis (Grupo AMR-MG)
Diretor de assessoramento: Fábio Antônio Pinto de Souza (Drogarias Max-RJ)


Conselho fiscal


Presidente: Valtonio Vendrame Vidotto (Rede Multidrogas-SP)Membros efetivos: Dirceu José da Silva (Rede Multidrogas-SP) e Valbert Dimas de Carvalho (Grupo AMR-MG)


Fonte: Panorama Farmacêutico


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