Nissei compra Santa Marta por R$ 30,1 milhões
Uma das sete maiores empresas do varejo farmacêutico nacional, a Nissei compra a Santa Marta pelo valor de R$ 30,1 milhões. A aquisição inclui 32 pontos comerciais da rede goiana, que teve seu plano de recuperação judicial aprovado em janeiro deste ano.
Com a operação, a Nissei estreia no Centro-Oeste, mais precisamente em Goiás, e avança mais um passo em seu projeto de nacionalização. Hoje com mais de 420 lojas, a varejista vem acelerando também sua expansão por São Paulo, sobretudo após ganhar o leilão que garantiu a compra de 39 unidades da Poupafarma, em outubro do ano passado. A companhia ainda atua no Paraná, seu estado de origem, e em Santa Catarina.
De acordo com informações do portal Empreender em Goiás, a conclusão do processo está sujeita ao preenchimento de determinadas condições usuais em transações do gênero, além de trâmites judiciais. A Nissei exerceu o direito de preferência pela aquisição e os pontos que passam a fazer parte de seu patrimônio estão livres de quaisquer dívidas e contingências fiscais, trabalhistas e tributárias.
"Após o sucesso no processo da Poupafarma e com as lojas já dando retorno maior do que o esperado, a Nissei conquista mais este projeto que dá continuidade ao seu acelerado plano de expansão para o ano de 2024. Além disso, entra na Região Centro-Oeste, onde a companhia ainda não atuava, de forma a reforçar ainda mais suas expectativas de bons resultados e crescimento", reforça André Lissner, CFO da rede de farmácias paranaense.
Nissei compra a Santa Marta e prevê 80 novas lojas
A Nissei compra a Santa Marta e, com isso, estipula a mela de 80 novas lojas ale o fim do ano, sendo 20 no estado de São Paulo. É a terceira aquisição da Nissei nos últimos dois anos. Além da Poupafarma, desde 2022 passou a controlar a Merco, distribuidora de medicamentos de alta complexidade e vacinas.
"Nos preparamos para poder dar este salto na empresa, sabendo que acelerar o crescimento traz ótimos resultados no médio e longo prazo. No entanto, no curto prazo, existem desafios no caixa e no Ebitda. Por isso, para garantir o equilíbrio da estrutura de capital, recentemente realizamos um aporte de R$ 360 milhões", acrescenta Lissner.
Nissei quer difundir modelo de drugstore
O fundador da Nissei, Sérgio Maeoka, ressalta sua atenção para novos mercados como o Centro-Oeste, embora não divulgasse os planos de crescimento em função de normas legais.
A expansão da rede de farmácias está atrelada, especialmente, ao modelo de drusgstore. Muito além de artigos de beleza e cuidados pessoais, os PDVs da rede paranaense dispõem de pães, iogurte, palmito e até ventilador. Outra característica é a ilha de chocolates, inspirada em estabelecimentos da Argentina. Atualmente, ostenta um mix de 18 mil SKUs.
O formato das lojas é outro diferencial. A partir de 2002, a Nissei passou a abrir unidades de 250 m2 a 300 m2, com fachada similar à de templos japoneses. Hoje, o maior PDV exibe 900 m2.
Fonte: Panorama Farmacêutico