Estudo aponta ritmo acelerado de fechamento de farmácias
Taxa de descontinuação dos negócios no pequeno e médio varejo soma 94%
O fechamento de farmácias no país segue em ritmo incessante e acelera a mortalidade de pequenas e médias empresas. O levantamento mais recente da Close-Up International indica que 10,9% das lojas abertas nos últimos dois anos até outubro de 2024 já encerraram as atividades – totalizando 11.839 PDVs.
O recuo é encabeçado pelas farmácias independentes e redes de menor porte, que descontinuaram a operação de 11.198 unidades. O volume representa impressionantes 94% do índice de fechamentos. Em contrapartida, as grandes varejistas e os grupos do associativismo detêm somente 6%.
O diagnóstico nas independentes revela-se ainda mais grave por outro motivo. Além de ser o segmento que mais padece com a interrupção do negócio, também concentra o maior número de abertura de lojas.
Das 72.034 farmácias do gênero, 14.800 foram abertas nos três anos iniciais e 10.444 fechadas – cerca de 14%. No caso das pequenas e médias, os fechamentos no período (752) superaram inclusive o montante de PDVs inaugurados (655).
Fonte: Panorama Farmacêutico
Foto: Freepick